Até o dia 16 de dezembro, a galeria Cartel011 apresenta a exposição Vísceras Paulistanas, que comemora cinco anos do Coletivo Role. Além disso, o coletivo promove dois workshops de fotografia noturna nos dias 10 e 15 do mesmo mês.

Composta por 35 fotografias, 7 backlights e projeções em vídeo, a exposição Vísceras Paulistanas marca a trajetória do coletivo formado por Carlos Pereira Junior, Cauê Ito, Charlie Oliveira, Eduardo Castello, Fábio José, João Sal, Lucas Pupo, Maíra Acayaba, Marcos Cimardi, Paulo Batalha, Pedro Ianhez, Renato Missé e Ronaldo Franco.

Confira o bate-papo que o Virgula teve com o fotógrafo Ronaldo Franco, que comentou sobre a exposição e o trabalho do coletivo.

Virgula: Como surgiu o Coletivo Rolê?

Ronaldo Franco: O Rolê surgiu da união de amigos fotógrafos e admiradores da fotografia que se reuniam periodicamente em algum bar da cidade, a principio sem suas câmeras. Como em rodas de fotógrafos o assunto fotografia é inevitável, depois de alguns desses encontros, foi levantada a idéia “por que não trazemos nossas câmeras e saímos para fotografar São Paulo no próximo encontro?”. A partir daí o grupo começou a tomar corpo e se transformou no coletivo.

A exposição Vísceras Paulistanas é sobre o que?

A exposição Vísceras Paulistanas é uma abordagem de edição dentro do vasto material produzido pelo coletivo visando mostrar a cidade de São Paulo como um corpo urbano dotado de orgãos que não param e a fazem funcionar. São pontos obscuros do corpo, pontos de vista normalmente não visualizados pelas demais pessoas e também personagens e localidades não muito explorados, o que um dos integrantes definiu como anti-cartão-postal.

Quais são as principais técnicas aprendidas no workshop de fotos noturnas?

Os principais assuntos abordados no workshop serão: Longa exposição, utilização de tripé, ajuste de câmera ideiais para fotografia noturna (iso, noise reduction, balanço de branco entre outros) e também dicas de o que usar e como se portar durante saídas de fotografia noturna.

Serviço
Vísceras Paulistanas
Onde: Cartel011 – R. Artur de Azevedo, 517, Pinheiros
Quando: Até 16 de dezembro de 2009, das 16h às 22h, de segunda-feira a sábado, das 18h às 22h
Quanto: Grátis

Sem mais artigos