Começa nesta segunda-feira (6) o 4º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. A mostra acontece entre os dias 6 e 12 de julho em sete salas de cinema da capital. Serão exibidos 111 filmes de 17 países. A entrada para qualquer filme é gratuita.

O filme O Leite da Amargura, da peruana Claudia Llosa, é atração de abertura do festival. O filme, que faz um retrato polêmico do trauma das mulheres violadas durante a ditadura no Peru, conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2009.

Entre os vários títulos inéditos da programação, está Rude e Brega, selecionado para o último Sundance Festival. O filme foi protagonizado por Gael García Bernal e Diego Luna.

O festival ainda terá uma série de atrações como a exibição de filmes selecionados nos festivais de Cannes, Veneza e Sundance, retrospectiva do cinema latino-americano nos anos 1990, competição de escolas audiovisuais para revelar novos talentos e mostra de documentários sobre a música popular brasileira.

Considerado o maior cineasta brasileiro vivo, Nelson Pereira dos Santos é o primeiro brasileiro que será homenageado no festival. Ele recebe o Troféu Fundação Memorial da América Latina – nas edições anteriores, o prêmio foi entregue para os argentinos Fernando Birri e Fernando Pino Solanas e para o mexicano Paul Leduc.

Para mais informações, consulte o site do evento – festlatinosp.com.br


int(1)

Com entradas gratuitas, começa o 4º Festival de Cinema Latino-Americano