O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (dia 27) o fim do revezamento da Tocha Olímpica pelo mundo a partir dos Jogos de 2012, em Londres. Segundo o comitê executivo da entidade, a tocha passará apenas pelo país organizador após ser acesa nas ruínas de Olímpia, na Grécia, seguindo uma tradição de muitos anos.


 


O anúncio foi motivado pelos muitos protestos que marcaram o revezamento da tocha rumo à Pequim, sede dos Jogos de 2008. Na ocasião, a tradicional corrida com a tocha foi aproveitada por muitas organizações para protestar contra a violação dos Direitos Humanos pelo regime chinês em diversas partes do percurso por onde ela passou.


 


O percurso da tocha era meramente local até os Jogos de 2004, quando os organizadores decidiram levá-la aos quatro cantos do mundo – incluindo o Rio de Janeiro – pelo simbolismo que tomou conta do evento.


 


Por outro lado, a redução do itinerário coincide com uma série de propostas aprovadas pelo COI ainda em 2002 para cortar gastos dos Jogos. A medida será aplicada, por enquanto, aos Jogos de Inverno de Vancouver, em fevereiro do ano que vem, e os de Verão de Londres, em 2012


int(1)

Como era antes: tocha olímpica não vai percorrer mais o mundo