A onda dos vídeos na internet é, sem dúvida, uma grande febre entre os internautas do mundo todo. O youtube.com, site que permite a postagem de vídeos na rede, atualmente é a principal ferramenta do gênero, com milhões de acessos diários.

Porém, como não poderia ser diferente, toda boa idéia é copiado e, se possível, melhorada. Sendo assim, a todo momento novos concorrentes do youtube.com aparecem na rede, travando uma disputada acirrada pela preferência do público e, certamente, quem mais ganha com isso é o internauta, que pode se utilizar de diferentes meios para assistir vídeos dos mais variados tipos.

Um dos principais concorrentes do site americano é o Google Video. O que torna o produto interessante é que se o usuário já tiver uma conta no google, seja no gmail ou no orkut, o mesmo pode se utilizar do login já existente. Para ver os vídeos, basta baixar um programa gratuito oferecido pelo Google e começar a baixar os arquivos.

Para quem não se importa em pagar para assistir os vídeos que deseja, uma boa alternativa é o Jalipo. Criado em Londres e com parceiros realmente fortes, como a BBC World e a Al Jazeera English, e que proporciona maior qualidade de som e imagens em todo o seu conteúdo.

Porém, se o internauta buscar uma opção nacional para ver seus vídeos, o videolog.tv se mostra como o principal representante brasileiro no ramo. Com serviçoes semelhantes ao youtube.com, o site tem seu público pequeno, mas fiel.

Além destes, uma série de outras possibilidades estão disponíveis na rede, como Revver, Metacafe, Grouper, Motionbox, iFilm, Yahoo Video, My Space Video, StupidVideos, Veoh, Eyespot, Video Jug, Blip.tv, DailyMotion, Jumpcut e outros mais.


int(1)

Concorrência do YouTube oferece alternativas