Que a crise global afetou a confiança dos consumidores no mundo inteiro todos já sabem. Mas nem por causa dela os brasileiros pensam em diminuir os custos e aumentar suas aplicações. Isso é o que indica uma pesquisa global da consultoria Nielsen sobre a confiança do consumidor. O levantamento foi feito com 25.140 usuários de internet em 50 países.

Em outubro do ano passado, quando a empresa fez a pesquisa anterior, a confiança do brasileiro estava em 109 pontos, e agora está em 88. Em média, o índice apurado para os consumidores da América Latina ficou em 82 pontos na pesquisa divulgada na edição desta sexta-feira (3) do O Estado de S.Paulo.

O resultado apurado no Brasil é melhor também do que o da média global, que ficou em 77 pontos, sendo que em outubro o índice era sete pontos maior. Nos Estados Unidos, o indicador marcou 80 pontos. Na China, 89. Somente na Dinamarca e Indonésia o índice não foi abaixo da média.

Segundo a pesquisa, 77% dos brasileiros admitem que o país está em recessão, a mesma média global. E essa situação não deve mudar nos próximos 12 meses, de acordo 65% dos entrevistados. A média latino-americana é mais baixa, 58%, e a global é de 52%. Só 18% acreditam que o Brasil deve superar a recessão até o primeiro semestre de 2010.

Mesmo consciente do cenário, 81% dos entrevistados pela Nielsen afirmaram que as perspectivas de emprego nos próximos meses são excelentes ou boas. Com isso, 57% afirmaram ter uma percepção excelente ou boa quanto as finanças pessoais no médio prazo.


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Confiança do brasileiro está acima da média global