Essa veio pelo blog gringo Anti Pollution Revolution Campaign. São as top 10 músicas que falam sobre meio ambiente. Tem desde R.E.M, passando por Michael Jackson e Crash Test Dummies . Vamos à lista:

10. Teach Your Children (Crosby, Still, Nash and Young): A mensagem é contra a violência e como este canal fala sobre ‘Salvar o Planeta’, então também encaixa na lista. A letra fala sobre a importância dos pais ensinarem seus filhos sobre responsabilidade e cidadania.

09. Fall on Me (R.E.M): Há duas versões sobre a música. Uma, é que ela fala sobre chuva ácida e suas implicações no meio ambiente. A outra é que a letra fala, na verdade, sobre opressão.

08. Big Yellow Táxi (Joni Mitchell): A tradução da letra é algo como “Hey, fazendeiro, pare de usar DDT (fertilizante químico). Não me importo se minhas maçãs não são perfeitas. Não mate os pássaros e abelhas, por favor”. Tudo bem que a letra deve ser mais melódica em inglês. Ela disse que escreveu a letra depois de uma viagem ao Havaí, ao testemunhar a construção de um gigantesco estacionamento em um local descrito por ela como paradisíaco.

07. Superman’s Song (Crash Test Dummies): Não é uma música sobre meio ambiente, mas sobre não perder a esperança na humanidade. “Algumas vezes, quando o Super-homem tenta acabar com o crime, aposto que deve sentir uma tentação em desistir da humanidade (…) mas ele continua (…) até completar seu trabalho”. Poético, não?

06. After The Gold Rush (Neil Young): “Olhe para a Mãe Natureza fugindo…”, é um dos versos de sua música. Mesmo tendo sido escrita nos anos 70, o alerta continua atual.

05. Where do the children play? (Cat Stevens): A letra é quase um presságio sobre a crise do petróleo nos anos 70 e fala sobre guerra e a incerteza em relação ao mundo quanto à crescente degradação do meio ambiente.

04. Earth Song (Michael Jackson): Já falamos sobre essa música por ocasião de sua morte, mas o verso “o que fizemos com o planeta?” não precisa de maiores explicações.

03. Don’t Go Near the Water (The Beach Boys): “Oceanos, rios e lagos, todos alterados pelo homem. O veneno que que foi para o mar, agora ameaça a vida na terra”. Parece que a música foi uma sugestão de um empresário, Jack Rieley, que em 1970 sugeriu uma música com um conteúdo um pouco mais relevante que as clássicas baladas de verão da banda.

02. Mercy, Mercy Me (Marvin Gaye): “Para onde foi o céu azul? Veneno é o vento que sopra do norte, leste, sul e do mar. Tenha piedade”. Pesado hein?

01. What a Wonderful World (Louis Armstrong): “Eu vejo o céu azul e as brancas nuvens. Abençoado dias iluminados, escuras noites sagradas. E eu penso comigo, que mundo maravilhoso”. A música número um da lista é uma mensagem otimista e deveria servir como hino para agirmos para proteger o meio ambiente.

Sem mais artigos