Neste domingo (06/12) conhecemos o último campeão brasileiro de 2009. Após Vasco, América-MG e São Raimundo-PA garantirem os títulos das séries B.C e D, respectivamente, foi a vez do Flamengo, após 17 anos de jejum, vencer a competição nacional mais importante do Brasil: a Série A.

O VirgulaEsporte separou a campanha dos campeões das quatro divisões nacionais para mostrar quem teve o melhor desempenho entre as equipes vencedoras.

Flamengo – Campeão Brasileiro da Série A

Líder em apenas uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Flamengo surpreendeu todos os adversários e, com 67 pontos, sagrou-se o último campeão nacional de 2009 ao derrotar o Grêmio, em um Maracanã com mais de 90 mil pessoas, recorde de público do torneio.

Vasco – Campeão Brasileiro da Série B

Com 67% de aproveitamento, o Vasco da Gama garantiu o título da Série B de 2010 com duas rodadas da antecedência. A campanha irretocável da equipe carioca, que venceu 22 dos 38 jogos disputados, foi premiada com o acesso à elite do futebol nacional.

O Vasco ainda garantiu o maior público da competição, 78.609 pessoas assistiram a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, no dia 7 de novembro, no Maracanã. E o atacante Elton foi o artilheiro do torneio com 17 gols marcados.

América-MG – Campeão Brasileiro da Série C

Primeiro campeão brasileiro de 2009, o América-MG conquistou a Série C no nacional ao derrotar o ASA-AL final da competição. Com 69% de aproveitamento no torneio, o Coelho garantiu-se na Série B de 2010 ao vencer nove dos 14 jogos disputados.

O artilheiro do América-MG foi o atacante Bruno Mineiro, com seis gols. O maior público da equipe mineira na competição foi na decisão contra o ASA-AL Estádio Independência recebeu, no dia 19 de setembro, 10.828 pessoas.

São Raimundo-PA – Campeão Brasileiro da Série D

No dia 1° de novembro deste ano, o São Raimundo derrotou o Macaé-RJ, no Estádio Colosso dos Tapajós e garantiu o título na primeira edição do Campeão Brasileiro da Série D.

Com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o time paraense garantiu a conquista inédita e o acesso para a Série C de 2010. Além do título, o São Raimundo-PA também teve o artilheiro da competição. Com 10 gols, o atacante Michel foi o goleador do nacional.

O maior público do São Raimundo-PA na Série D foi constatado na decisão da Série D, quando 17.234 viram o clube do Pará derrotar o Macaé por 2 a 1.

Sem mais artigos