Uma das formas de saber como anda a atividade econômica de um país é analisar o consumo de energia elétrica. No Brasil, com a crise, que obrigou diversas indústrias a demitir funcionários e reduzir a produção, houve uma redução sensível no consumo da energia elétrica.

Só que aos poucos este cenário está se revertendo. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o consumo do Brasil de eletricidade bateu recorde na última terça-feira, superando o nível pré-crise. Segundo o ONS, foram consumidos 58.486 megawatts (MW) em média na terça, que teve pico de 66.272 MW às 14h42. O total superou os números registrados em 11 de setembro de 2008, dias antes da quebra do Lehman Brothers.

A alta do consumo é justificada pelas altas temperaturas. Com isso, os apagões isolados, como os que aconteceram nesta semana no Rio de Janeiro, seriam reflexo de um consumo acima do esperado. Segundo os dados da ONS, as regiões Sudeste e Centro-Oeste atingiriam a marca recorde de consumo na segunda-feira, com pico de 41.695 MW às 14h32 de segunda-feira.

Para se ter uma ideia, no dia 11 de setembro de 2008, o consumo médio nacional de energia foi de 55.980 MW, com picos de 65.586 MW. No mesmo dia, a Sudeste e o Centro-Oeste tiveram máxima de 41.635 MW. Neste período, o Brasil ainda não enfrentava os efeitos da crise financeira internacional.

De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) , com dados de outubro, o consumo de eletricidade no mês  foi 1,1% menor do que no mesmo mês do ano passado, o que confirma a tendência de recuperação do setor.


int(1)

Consumo de eletricidade volta aos níveis pré-crise