A temporada para empregos temporários de final de ano está aberta. Empresas de diversos setores aproveitam a época para contratar, principalmente estudantes, e reforçar a produção natalina. De acordo com a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviço Terceirizado e Trabalhos Temporários, mais de 120 mil vagas devem ser oferecidas em todo o país.

Segundo a Agência Brasil, as lojas de departamento são responsáveis por 17% das contratações e os supermercados 16%. As lojas de varejo de rua lideram a lista de maior número vagas, com 21%. “Este ano as contratações devem ser 7% maiores que no ano passado”, afirma Jismalia Oliveira Alves, diretora de comunicação da entidade.

Ainda segundo a responsável pela Associação, os trabalhos de Papai Noel e Mamãe Noel podem ser boas oportunidades para a inclusão de idosos nesse mercado. “Estimamos que 11,5% das vagas sejam para esse público”, disse.

O setor de turismo também apresenta vagas para diversos públicos. Com o objetivo de atender a demanda de turistas, parques temáticos e hotéis vão garantir emprego para um grande número de trabalhadores.

A pesquisa da Asserttem prevê que 17% dos temporários se tornem permanentes passada a época de festas.


int(1)

Contratações temporárias podem crescer neste ano