A taxa básica de juros, Selic, vai continuar em 8,75% ao ano nos próximos 45 dias. O índice vigora nesse patamar desde 22 de julho, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) estancou o processo de afrouxamento gradativo da política monetária, iniciado em janeiro.

Em janeiro, a Selic estava em 13,75%. Na reunião desta quarta-feira (21), a taxa foi mantida sem possibilidade de revisão até a próxima reunião do colegiado, marcada para 8 e 9 de dezembro.

Com a manutenção, o Copom manifestou sintonia com as expectativas dos analistas financeiros. Em comunicado depois do encontro, o Copom diz que mantém o índice “tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas”. A decisão foi tomada por unanimidade.

Na nota, o colegiado diz que “levando em conta, por um lado, a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro, e por outro, a margem de ociosidade dos fatores produtivos, entre outros fatores, o Comitê avalia que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo de horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”.


int(1)

Copom mantém taxa básica de juros em 8,75% ao ano

Sair da versão mobile