Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou no início da noite desta quarta-feira (20) em Brasília com os corpos de 17 militares brasileiros que morreram no terremoto do último dia 12 no Haiti.

O Hércules C-130 chegou a Brasília por volta das 20h depois de fazer uma escala em Manaus, onde foram feitos “trabalhos de medicina legista”, segundo fontes oficiais.

Os 17 mortos faziam parte da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah) junto com o major Márcio Guimarães Martins, o outro militar brasileiro morto no terremoto e cujo cadáver foi resgatado na quarta, impossibilitando sua vinda ao Brasil no mesmo avião.

Os corpos dos 17 militares foram transferidos para um hangar da base aérea da capital, onde serão velados. Nesta quinta-feira (21), haverá uma cerimônia de homenagem aos mortos que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outros 16 militares brasileiros foram resgatados com vida dos escombros e levados para um hospital de São Paulo, onde permanecem internados e fora de perigo.

Diplomata

Já o corpo do diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa, que ocupava o segundo posto mais importante da Organização das Nações
Unidas (ONU) no Haiti e morreu no terremoto da última semana em Porto
Príncipe, deve chegar ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21).

A cerimônia de homenagens póstumas será realizada na Base Aérea de Brasília, na tarde da sexta-feira (22), em horário ainda não definido.


int(1)

Corpos de 17 militares mortos no Haiti chegam a Brasília