Courtney Love completa, nesta sexta-feira (09), 46 anos. Infância conturbada, bicos como stripper, namorados rockstars, boca grande, comportamento extravagante, problemas com a justiça e muito abuso de drogas, marcam a vida da loira que não é uma mulher e sim uma força da natureza – frase dela própria.

Os pais de Courtney se separaram quando ela era bebê e a cantora nunca se deu bem com eles. Ela passou parte de sua infância em internatos. Aos 12, ela tentou participar do programa a Turma do Mickey, mas acabou rejeitada em sua audição onde declamou um poema de Sylvia Plath. Aos 16, Courtney se emancipa e começa uma grande viagem pelo mundo, onde ela se sustentou com bicos como stripper.

No começo de sua carreira musical, Love entrou e saiu de bandas que incluíram o Faith No More e o Babes in Toyland. Em 1989, ela resolveu montar a sua própria: o Hole. O primeiro álbum da banda conseguiu relativo sucesso e Courtney conheceu alguns famosos como Michael Stipe da banda R.E.M. e Billy Corgan do Smashing Pumpkins – com quem ela namorou por algum tempo.

Em 1989, ela conheceu o homem de sua vida: Kurt Cobain. Courtney se aproximou do vocalista do Nirvana por meio de Dave Grohl – que era afim dela – daí surgiu a briga que perdura até hoje. Kurt Cobain já estava ciente que a cantora era difícil, mas eles não conseguiam ficar separados por muito tempo.

Eles se casaram em 1992, no Havaí. A filha do casal, Frances Bean, nasceu alguns meses depois. Matéria da Vanity Fair afirmava que Courtney havia usado heroína durante a gravidez.

Após idas e vindas de um relacionamento descrito no mínimo como tóxico – tanto por causa das brigas homéricas, quanto por causa das drogas – a 4 dias antes de Live Through This estrear, Kurt Cobain foi encontrado morto com um tiro na cabeça. Muitos fãs do Nirvana culpam a cantora até hoje pela morte do roqueiro.

Após a morte do marido, Courtney se aplicou em sua carreira de atriz. Ela já havia feito pequenos papéis no cinema, mas a partir de O Povo vs. Larry Flynt, a faceta da atriz ganha respeito no meio. Mais surpreendente foi a mudança na imagem de Courtney nesta época, limpa e luxuosa, totalmente diferente da junkie que interrompia entrevistas [como a famosa intervenção em uma entrevista de Madonna para MTV em 1995].

Sua vida sentimental pós-Kurt incluiu alguns nomes famosos como: Edward Norton – com quem se arrepende profundamente de não ter se casado, Gavin Rossdale [informação recente], Scott Weiland e Trent Reznor. Ainda sobre relacionamentos, recentemente Courtney falou que teria tido um “lance lésbico” com Kate Moss nos anos 90. Mas não é o primeiro rumor lésbico da cantora. Ela teria tudo um caso com Amanda De Cadenet, fotógrafa, logo depois da morte de Kurt.

Em 98, Courtney lança o último CD do Hole, Celebrity Skin. Brigas entre os integrantes e a gravadora, fazem com que a banda termine e com que Courtney parta para a carreira solo. Em 2004, é lançado o primeiro CD sem a banda, America’s Sweetheart. Mas Courtney não estava tão sóbria quanto alegava. É dessa época a entrevista em que ela sobe em cima da mesa e mostra os seus seios a David Letterman.

No ano seguinte, a cantora perde a guarda da filha e é obrigada a ingressar em um programa de reabilitação. Em 2006, ela reaparece limpa, recupera a guarda da filha, mas engorda a olhos vistos. Nem 4 meses depois de ser fotografada mais cheinha, novas fotos aparecem com a cantora assustadoramente magra. Há rumores de que ela tenha feito cirurgia no estômago.

Na carreira profissional, depois de muitos tempo adiando o lançamento de seu novo álbum solo, finalmente Nobody’s Daughter é lançado em abril deste ano. Mas seu desempenho, em uma realidade muito diferente da dos anos 90, não tem sido nada muito impressionante.

A roqueira afirmou recentemente estar passando por sérios problemas financeiros. A cantora alega que mais de 350 milhões de dólares, herança de Cobain, desapareceram. Courtney perdeu no ano passado novamente a guarda da filha. Mas dessa vez, o motivo não foram as drogas. A acusação é de violência doméstica e Courtney está sob restrição de contato com a filha.

Amem ou odeiem, não há como não ser abalado por essa força da natureza.

Parabéns, Courtney!

Clique aqui ou na foto para ver fotos da cantora

Sem mais artigos