Chegou o momento de decisão para o Brasil na Copa Davis. Nesta sexta-feira (7), o brasileiro Thomaz Bellucci abre o duelo contra a Colômbia visando uma vaga no Grupo Mundial. O número 1 do Brasil enfrenta Alejandro Falla, na cidade colombiana de Tunja.





A outra partida de simples será entre o colombiano Santiago Giraldo, número 129 da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), e o gaúcho Franco Ferreiro, número 168 do mundo.

O duelo será duro para os brasileiros, principalmente se considerado o retrospecto no último ano. Bellucci foi derrotado tanto por Giraldo quanto por Falla em campeonatos distintos em 2008. Entre eles, uma grande batalha em Sorocaba, com cinco sets. Em contrapartida, Ferreiro tem uma vitória sobre Falla em sua carreira, obtida há quatro anos.





Segundo Thomaz Koch, brasileiro com o maior currículo em disputas de Copa Davis (foram 44 confrontos durante 16 anos) será um duelo acirrado. “Acho que está muito dividido. A vantagem brasileira é ter um jogo que está mais para nós, que é o da dupla André Sá e Marcelo Melo”, analisou o tenista gaúcho, que está em Campo Grande para acompanhar as semi e finais da segunda etapa do Circuito Unimed de Tênis Juvenil.



“Sempre aposto no Brasil e na vitória. Sou otimista por natureza. Ainda mais pelo fato de nunca termos perdido para a Colômbia em confrontos da Davis. Isso pode ser um fator importante”, disse.





Experiente na competição, chegando a ser semifinalista defendendo o Brasil em 1966 e 1971, Koch acredita que o estreante Franco Ferreiro, dono de físico forte e bons golpes, pode fazer a diferença se bem orientado. “É importante deixá-lo jogar bem solto, sem colocar muita pressão”, analisou. “Ele entra em quadra como franco atirador, mas jogar Copa Davis é muito diferente dos torneios do circuito”, ressalta Koch, que continua disputando torneios de tênis na categoria Master.

Após os duelos de sexta-feira, brasileiros e colombianos voltam às quadras no sábado (9) para disputar duplas. O Brasil, com Marcelo Melo e André Sá , 20º e 21º, respectivamente, é favorito. Eles enfrentam Carlos Salamanca e Sebástian Cabal.

O jogos de domingo (10) terão sua validade condicionadas aos resultados de sexta e sábado. Caso um dos países vença os três primeiros duelos, as partidas do último dia serão apenas para cumprir tabela. No entanto, caso isso não aconteça, a decisão poderá ser nos confrontos finais.

Bellucci jogará contra Giraldo; e Ferreiro pega Falla.

Colômbia x Brasil

Quando: Sexta a partir das 12h, sábado a partir das 13h e domingo a partir das 10h
Onde: Tunja, na Colômbia
Canal: Sportv 2


int(1)

De olho no Grupo Mundial, Brasil decide vida na Davis contra Colômbia