A cultura salva São Paulo? Essa foi a pergunta principal do debate que aconteceu nesta quinta (21), no MASP, em São Paulo. O consenso geral entre os participantes foi que sim, apesar das cutucadas pessimistas e bem humoradas de Marcelo Tas, um dos membros da mesa redonda que contou com a mediação do jornalista Gilberto Dimenstein e participação do dramaturgo e criador do grupo Os Satyros (da praça Roosevelt), Ivam Cabral, do produtor cultural Alexandre Youssef, do urbanista Jorge Wilheim e do Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil.

Com organização de Baixo Ribeiro, criador da galeria Choque Cultural, o evento discutiu como a arte pode tornar a cidade de São Paulo, ou pelo menos espaços degradados dela, um lugar mais viável, seguro, onde a circulação de pessoas atraídas por eventos culturais devolvam o dinamismo de regiões antes celebradas mas que, em algum momento da história, foram tomada pelas drogas e pelo crime.

O caso da Praça Roosevelt foi um dos mais emblemáticos. Apesar do recente episódio quando o também dramaturgo – e colega de Cabral – Mario Bortolloto foi baleado durante um assalto, Cabral foi o primeiro a mostrar como a ocupação espontânea do local por um grupo cultural representou a renovação não apenas do praça, mas inclusive da região. Ele destacou, por exemplo, a valorização imobiliária, resultado da expulsão natural de usuários de drogas e da volta da circulação das pessoas.

A circulação de pessoas, aliás, tanto quanto a ocupação de espaços degradados por manifestações artísticas, foi apontada como fundamental para devolver o dinamismo dessas regiões. Para Marcelo Tas, facilitar o transporte, com ônibus e metrô circulando 24 horas, facilitaria também com que espaços ociosos pudessem ser ocupados dia e noite, no bom sentido da palavra. “Transporte é o meio para a integração entre as pessoas”, avaliou Tas.

A baixa Augusta, na visão de Youssef, é um exemplo de como a circulação de pessoas, atraídas por um roteiro cultural crescente e diversificado, trouxe de volta a auto-estima de uma região decadente. Bares, galerias, restaurantes, música e arte. Tudo contribuiu. “O poder público precisa aderir à vocação que a cidade cria”, disse Youssef, avaliando que a arte pode salvar uma região, integrando os moradores locais, mas precisa contar com a ajuda de políticas governamentais, como transporte, segurança e limpeza.

Mas o governo pode investir diretamente em cultura como forma de revitalizar áreas degradadas. Aliás, deve investir. “Cultura salva, mas não sozinha”, disse Wilheim, concordando com Youssef. “A cidade precisa oferecer espaços de convivência com criatividade e ajuda do poder público”, completou o urbanista. E o tal do “poder público” sabe disso.. Segundo Calil, a Virada Cultural foi criada exatamente como uma das formas da Prefeitura oferecer opções à população em espaços subaproveitados, como o centro antigo de São Paulo. Deu certo. 


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Debate no MASP avalia se a cultura pode "salvar" a cidade de São Paulo