Fazer a barba parece ser a coisa mais fácil do mundo, mas para alguns meninos essa é uma tarefa bem complicada. Nem todos sabem lidar com os pelos grossos ou pele sensível, principalmente as com acne. Para dar uma luz sobre isso, a dermatologista Ana Paula Farias Jorge dá algumas dicas de como ter um barbeado perfeito.

“O importante é usar aparelhos de barbear sempre novos, porque com os velhos tem que passar várias vezes e isso irrita a pele. Ao invés daqueles géis e espumas próprias, podem ser usados sabonetes líquidos neutros para não haver risco de reações alérgicas”, diz.

O ideal é passar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos para evitar foliculite, pelos encravados e vermelhidão, principalmente pessoas com acne, que não podem irritar muito a pele com o vai e vem das lâminas. “Pessoas que têm a pele com acne devem tratá-la antes de tudo. Em último caso, para quem tem pelo em grosso ou em excesso e quer evitar possíveis cicatrizes por ter que fazer a barba com a pele cheia de espinhas, a solução é o laser.”

Na opinião da dermatologista, as loções pós-barba pouco contribuem para a pele. “O que pode ajudar são as loções calmantes à base de maracujá e camomila. Mas é importante lembrar que é sempre bom procurar um médico especialista para solucionar qualquer tipo de alergia ou infecção mais grave”, afirma.

Sem mais artigos