A taxa de desemprego no Brasil registrou uma ligeira redução de um décimo em julho e ficou situada na casa de 8% da população economicamente ativa, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado indica o quarto mês consecutivo de queda na taxa de desemprego.

Com 1,9 milhões de desempregados, o número medido pelo IBGE é praticamente igual ao do mesmo mês do ano passado e ao de junho, que foi de 8,1%. No entanto, A taxa é
a menor desde os 6,8% registrados em dezembro do ano passado.

Na comparação com julho do ano passado, também
houve relativa estabilidade: naquele mês, a taxa de desemprego
também havia sido de 8,1%.

A taxa oficial de desemprego no Brasil se elabora com base nos dados das seis maiores regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

A população empregada chegou a 21,3 milhões de pessoas, 0,9% a mais que em junho e 1,1% a mais que em julho de 2008.

Por setores, o de serviços é o que registra maior taxa de desemprego, com 17,1%, número que permaneceu estável em relação ao mês anterior e ao de julho de 2008.

Na indústria, a taxa de desemprego é de 16,3%, sem variação em relação ao mês anterior mas com uma queda de 4,7% para o número de julho de 2008.


int(1)

Desemprego no Brasil registra ligeira queda em julho e fica em 8%