O planeta celebra nesta terça-feira, 22, o Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa começou na França em 1997 para alertar a população não só quanto ao problema da poluição do ar provocado pelo excesso de carros nas ruas, mas também para discutir questões como mobilidade e respeito (ou a falta de) no trânsito, qualidade de vida e a viabilidade do uso de meios de transportes alternativos, como a bicicleta.

Doze anos depois, o movimento atinge milhares de cidades em diversos países. No Brasil, prefeituras tomaram uma série de medidas para incentivar a população a deixar seus carros nas garagens. (verifique o site da sua prefeitura)

No Rio de Janeiro, onde quase 77% da poluição do ar na região central sai dos escapamentos de veículos, a prefeitura reforça o transporte público durante esta terça-feira. Em Curitiba, algumas vias foram fechadas para o tráfego de carros. Em São Paulo, a programação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente prevê, entre outros eventos, uma bicicletada com concentração na Praça do Ciclista a partir das 20h, entre a Consolação e a Avenida Paulista.

Sem mais artigos