Hoje, dia 18 de setembro, é o Dia Nacional da Televisão. Para comemorar esta data, o Virgula Música escolheu dez momentos antológicos da música na TV brasileira, desde os primórdios em preto-e-branco até a maravilhosa era da alta definição. Confira abaixo a nossa lista, em ordem cronológica!

1 – A maior audiência que um programa musical conseguiu na história foi em 1963. O Moacyr Franco Show, exibido na extinta TV Excelsior sob o comando do ator e cantor Moacyr Franco, atingiu a marca de impressionantes 89 pontos no Ibope. No vídeo abaixo, você vê uma homenagem feita ao apresentador pelo programa do apresentador Raul Gil, na Band, que mostra um trechinho do lendário programa.

2 – Abrindo espaço para todos os programas jovens do País, a Jovem Guarda estreou na Record em 1965 sob o comando dos maiores ícones do pop-rock brasileiro da época:.a Ternurinha Wanderléia, o Tremendão Erasmo Carlos e o Rei Roberto Carlos.

3 – Em 1967, o compositor Sérgio Ricardo cravou seu nome na história da MPB após quebrar o seu violão no palco e atirá-lo na plateia durante o III Festival de Música Popular Brasileira. Na ocasião, ele foi vaiado ao apresentar sua música Beto Bom de Bola.

4 – Em 1981, Rolando Boldrim começou a comandar o extinto programa Som Brasil, o primeiro a trazer duplas sertanejas e ícones da música regional para as grandes audiências da televisão. Boldrim comandou o programa até 1984, quando foi substituído pelo ator Lima Duarte.

5 – Em 1985, o primeiro grande festival internacional de música aconteceu no Rio de Janeiro. A transmissão do Rock in Rio foi um marco na TV brasileira, já que mostrou a todo o País que era possível realizar eventos gigantescos por aqui. E inspirou toda nova geração de roqueiros, que entrou em contato com o gênero pela transmissão feita pela Globo.

6 – No dia 20 de outubro de 1990, a filial brasileira de MTV, primeiro canal nacional dedicado à música, entrou no ar em terras tupiniquins com a exibição do clipe Garota de Ipanema, na versão de Marina Lima.

7 – A edição de 1993 do festival Hollywood Rock foi transmitida ao vivo pela TV Globo. Tudo correu bem até que um Kurt Cobain tresloucado começou a cuspir em todas as câmeras que estavam em volta do palco. Depois disso, o líder do Nirvana ainda se masturbou no tablado e saiu andando de quatro, tamanha a crise de abstinência de drogas que estava sofrendo. Bizarro, mas memorável!

8 – A atriz Marisa Orth apresentou em 1995 o primeiro Video Music Brasil, considerado até hoje a maior premiação musical do país. Naquele ano, Marisa Monte levou cinco dos 11 prêmios da noite, sagrando-se a grande vencedora da festa com o clipe de Segue o Seco.

9 – No final de 1995, a Rede Globo exibiu o especial A.M.I.G.O.S, que colocou a música sertaneja de vez no mapa da grande mídia. Comandado pelas duplas de maior audiência da época (Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano), o especial foi um sucesso e teve ainda mais três edições seguidas.

10 – Para fechar, uma do ano passado. A cantora Mallu Magalhães protagonizou um mico histórico no programa Altas Horas enquanto tentava fazer backing vocals para uma versão de Fogo e Paixão, eternizada na voz de Wando e interpretada por Wagner Moura. Coitado dele e da Flávia Alessandra, que ainda tentou ajudar…

Sem mais artigos