Dira Paes, a Norminha de Caminho das Índias, mostrou uma faceta que poucos conheciam: ela é diretora de uma ONG, o Movimento Humanos Direitos. A atriz falou com Ingrid Guimarães, apresentadora do programa Mulheres Possíveis, da GNT, sobre a importância do trabalho voluntário em sua vida.


Nascida no Pará, Dira vê na ONG em que trabalha uma oportunidade de manter vínculo com a terra natal. “É um vínculo que não é de turista”, conta. Ela explica que o Movimento Humanos Direitos atua em questões mais graves da sociedade brasileira, como trabalho escravo, direitos das crianças e adolescentes, e na preservação das
comunidades indígenas.


 


Para Dira, o fato de ser atriz ajuda a quebrar preconceitos quanto aos trabalhos voluntários: “Não sou engajada, sou cidadã. É uma questão de cidadania”. Menciona, ainda, a importância de Betinho: “A primeira vez que ouvi falar em cidadania como ela deve ser compreendida foi através do Betinho”, e comenta que o povo brasileiro é sensível às questões sociais, mas faz uma ressalva: “Essa sensibilidade tem que ser o ano inteiro, não dá para esperar uma catástrofe”.


 


Ingrid conta que sempre quis ajudar, mas que não sabe como. A convidada dá dicas, como o apadrinhamento de crianças, que custa apenas 35 reais mensais. O Mulheres Possíveis também monta um painel com orientações para quem quer participar de um trabalho social. Escolher a instituição a ser ajudada e acompanhar o trabalho em noticiários são alguns dos conselhos.


int(1)

Dira Paes revela que o trabalho voluntário é uma de suas prioridades

Sair da versão mobile