Depois do Jeito Moleque, agora é a vez dos mineiros do Jota Quest contratarem uma empresa especializada em consultoria ambiental. Eles acabaram de firmar uma parceria com o Banco da Árvore, de Belo Horizonte. A empresa ficará responsável por elaborar um estudo da quantidade de gás carbônico gerado pela banda durante suas atividades – shows, deslocamento durante as turnês, etc – e depois promover ações de compensação ambiental. 

O vocalista Rogério Flausino conversou com o Virgula e falou um pouco sobre as ações da banda e a nova parceria. “No final dos anos 90, a gente fez o primeiro show da América Latina movido à energia solar. O direito autoral da música Oxigênio foi revertido 100% para o Greenpeace. O videoclipe da música Dias Melhores a gente gravou no Centro de Captação de Energia Eólica, que tem em Fortaleza.

Queremos (com a nova parceria) fazer uma avaliação de quanto a gente gasta por ano nos shows e viagens, somar tudo isso e fazer replantio de árvore para neutralizar carbono. Estamos estudando isso com uma galera de BH, a empresa se chama Banco da Árvore. Estamos agilizando isso. O U2 tá fazendo. É possível, é só fazer. Acho que a banda pode fazer um barulho, divulgar.”

Banco da Árvore

Diretor da empresa parceira do Jota Quest, Carlos Paletta explica que antes das ações de compensação ambiental, é feito o chamado inventário de emissões. “Fazemos o cálculo da quantidade de poluentes lançados na atmosfera, resultado de todas as atividades da banda. Com esse relatório, elaboramos ações de neutralização de carbono, que vai compensar os gases de efeito estufa produzidos pela banda e que contribuem para agravar o problema do aquecimento global, ”.

Ações de neutralização significam, basicamente, plantio de árvores. “O Banco da Árvore também faz o plantio em locais específicos. São áreas de conservação ambiental que precisam ser recuperadas, como florestas devastadas e matas ciliares. Como não temos poder de fiscalização, precisamos dessa parceira com o poder público para garantir que a área não volte a ser degradada”, diz Paletta.

A ação com o Jota Quest será uma das primeiras da recém inaugurada Banco da Árvore. “Nosso site ainda não está no ar, mas vamos lançar oficialmente no dia 21 de setembro”.

Clique aqui para escutar as músicas do Jota Quest na Rádio UOL.

Sem mais artigos