O politicamente incorreto desenho animado South Park resolveu apontar sua artilharia contra as caçadores japoneses de baleias e golfinhos. O episódio, que irá ao ar hoje nos Estados Unidos, foi chamado de Whale Whores.

A tradução literal seria baleias prostitutas mas, na verdade, o nome é uma brincadeira com o seriado Whale Wars, que é exibido no canal de televisão a cabo Animal Planet e que mostra a luta de uma organização ambiental contra caçadores de baleias.

No episódio, o garoto Stan vai comemorar seu aniversário em um aquário onde é possível nadar com golfinhos. Mas a festa acaba quando um bando de japoneses ataca e mata todos os animais, numa feroz crítica não só à matança de baleias e golfinhos promovida, principalmente, por pescadores japoneses, mas também aos aquários que exploram os animais.

A sátira chega exatamente quando o documentário The Cove estreia nos cinemas ao redor do mundo. O filme denunciou a matança anual de mais de 20 mil golfinhos na ilha japonesa de Taiji, além de mostrar como treinadores de aquários viajam até o local para comprar alguns animais que serão usados em seus shows.

Episódio de South Park critica matança de golfinhos no Japão

Sem mais artigos