O Ano da França no Brasil será aberto oficialmente amanhã (21), no Rio de Janeiro, com uma programação especial que promete levar ao público uma queima de fogos de artifício com o dobro de duração da que tradicionalmente ocorre na festa do réveillon em Copacabana. Durante meia hora, o espetáculo inédito no país será realizado sobre o espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade.

Os fogos serão detonados a partir de uma estrutura flutuante, com 1.500 metros de extensão. O show O Encontro da Água e do Fogo será comandado por computadores instalados em quatro balsas posicionadas em pontos estratégicos, além de sistema de monitoramento por satélite.

De acordo com o diretor executivo da empresa responsável pela montagem, Steffen Dauelsberg, o espetáculo envolve o trabalho de mais de 500 profissionais, entre técnicos brasileiros e franceses, equipes de mergulhadores, especialistas em engenharia náutica e pescadores.

“Será um show exclusivo e muito emocionante. A beleza do que será apresentado no Rio inclui não apenas a bomba que explode acompanhada de vários fogos tão intensos. O espetáculo traz uma dinâmica própria, com momentos de intensidade e outros de poesia”, explicou Dauelsberg.

Além do público de 1 milhão de pessoas, que os organizadores esperam reunir, também vão assistir ao evento, que começa às 20h desta terça-feira, autoridades dos dois países. Quem quiser participar da festa, que tem entrada franca, deve chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas por volta das 17h.

O Ano da França no Brasil foi lançado oficialmente em dezembro do ano passado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy. A agenda da comemoração prevê eventos que serão realizados até o dia 15 de novembro, em diversas partes do país.


int(1)

Espetáculo pirotécnico marcará abertura oficial do Ano da França no Brasil