A Academia Brasileira de Cinema anunciou na noite desta terça-feira (14/04), no Rio de Janeiro, os vencedores do troféu Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O destaque ficou com o longa metragem Estômago, eleito pelo voto popular como melhor filme do cinema nacional de 2008.

Mais de 100 filmes concorreram em 25 categorias, entre longas-metragens nacionais de ficção, documentários e filmes estrangeiros. A premiação foi conduzida pela atriz Marília Pêra e pelo diretor Daniel Filho.

Esta edição homenageou o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do Cinema Novo e reconhecido internacionalmente pelo clássico Vidas Secas (1963).

Contemplados

Entre os finalistas, alguns tiveram até 14 indicações, caso dos filmes Estômago e Meu Nome Não é Johnny. Antes da premiação, Ensaio Sobre a Cegueira também despontava como um dos favoritos ao concorrer em 13 categorias.

Mas os prêmios mais importantes ficaram mesmo com o filme Estômago. Além de melhor filme nacional, o longa faturou o prêmio de melhor ator coadjuvante, para Babu Santana, melhor longa-metragem de ficção, melhor diretor, para Marcos Jorge, e roteiro original.

Meu Nome Não é Johnny, do diretor Mauro Lima, foi o que levou mais prêmios. Seis ao todo, incluindo montagem, roteiro adaptado, atriz coadjuvante, para Julia Lemmertz, e ator, para Selton Mello.

Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, venceu principalmente em categorias técnicas como direção de arte, fotografia, efeitos visuais e maquiagem.

O prêmio de melhor atriz ficou com Leandra Leal pelo filme Nome Próprio. Já o melhor longa-metragem de documentário foi O Mistério do Samba, filme de Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda, produzido por Marisa Monte.


int(1)

Estômago, do diretor Marcos Jorge, é eleito melhor filme do cinema nacional de 2008

Sair da versão mobile