Depois de conquistar por duas vezes consecutivas a medalha de prata, o jovem Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de 18 anos, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática. A competição aconteceu entre os dias 14 a 21 de julho em Bremen, na Alemanha.

Para conseguir o feito, considerada pela Unesco a mais importante na área, o brasileiro precisou passar por dois exames. Em cada um deles, foi aplicada uma prova com três problemas, que deveriam ser resolvidos em quatro horas e meia. Foram duas questões de geometria, duas de álgebra, uma de teoria dos números e uma de combinatória. Dos 42 pontos de cada prova, Henrique conquistou 35.

Agora, o jovem se prepara para mudar para os Estados Unidos, onde vai estudar no renomado MIT (sigla para Massachusetts Institute of Technology). Mas esta não será a primeira mudança de Henrique. Em 2008, ele saiu de Salvador para estudar em São Paulo.

“Claro que vou sentir bastante falta da minha família, mas, como já tinha passado por uma etapa intermediária, acho que vou me acostumar bem”, disse o jovem ao portal G1.


int(1)

Estudante brasileiro ganha ouro em olimpíada internacional de matemática

Sair da versão mobile