A real importância pode não ser o açúcar em si, mas o índice glicêmico do alimento, ou seja, a velocidade e a extensão na qual ele aumenta o nível de glicose no sangue, provocando assim a acne.

Alimentos com índices glicêmicos altos e capazes de elevar os níveis de glicose rapidamente, levam o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios, que, segundo as suspeitas de alguns cientistas, são capazes de estimular a produção de óleo e inflamar a pele.

Para verificar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante doze semanas. Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas.

Ao final do estudo, publicado em 2007, os participantes do grupo da dieta hipoglicêmica tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo-controle. Eles também demonstraram reduções nos hormônios masculinos causadores da acne. Isso sugere que os hormônios desempenham um papel ativo no processo.


int(1)

Estudos mostram que açúcar piora a acne