Uma falha técnica em ‘um único banco de dados’ deixou milhares de usuários sem acesso ao Facebook na semana passada. A grande surpresa, porém, é que após o serviço ter sido restaurado, dados como fotos, mensagens e modificações no status de amigos foram perdidos.



De acordo com estimativas da companhia, a falha atingiu menos de 0,05% dos usuários cadastrados na rede social, que tem no total cerca de 300 milhões de usuários. O número de vítimas, portanto, pode chegar a 150 mil pessoas, conforme alertou a CNet News.


Os usuários atingidos pelo problema receberam a seguinte mensagem: “Você pode não ter sido capaz de acessar a sua conta ao longo dos últimos dias. Pedimos desculpas pelo inconveniente. Uma questão técnica afetou um número reduzido de contas no Facebook, incluindo a sua. Fizemos o nosso melhor para restaurar sua conta ao seu estado mais recente, mas alguns dados e configurações podem não ser os mais atuais. Por questão de segurança, redefinimos algumas configurações de privacidade para as mais restritivas. Você pode querer revisar suas configurações de privacidade e redefini-las.”



Quando questionado sobre o silêncio da empresa até o momento sobre o caso, o porta-voz do Facebook, Brandee Barker, disse que a rede social agiu dessa forma para ter tempo de analisar melhor qual a causa do problema e repassar aos usuários informações mais precisas.


int(1)

Facebook admite ter perdido dados de 150 mil usuários