Existem diversos fatores que contribuem para endividamento das famílias, com destaque principal para o aumento do consumo. No entanto, um levantamento aponta que quanto maior for a família, maior é o nível de inadimplência. E no caso das casas com jovens entre 12 e 19 anos, essa tendência é ainda maior.

O estudo foi feito pela Kantar Worldpanel e mostra que as famílias brasileiras que tem jovens gastam 5% a mais do que os ganhos mensais, em comparação com as casas ontem eles não existem. E é justamente este aumento de gastos que fazem as famílias a aumentaram o endividamento.

Entre as maiores despesas dos lares com jovens são com vestuário, telefone e meios de comunicação, além de alimentos. São justamente estes itens que fazem parte dos desejos de consumos dessa faixa da população.

A pesquisa apontou que o grande vilão para os orçamentos das famílias são os gastos com roupas. Nas casas com jovens, a compra de vestuário custa 43% a mais do que nos lares sem adolescentes.

Já as contas de telefone e internet fizeram as essas famílias gastarem 9% mais do as demais casas. Outro ponto importante são as refeições fora de casa, que custam 10% amais para os lares com jovens.

As famílias com maior faixa de renda são justamente aquelas que mais gastam com jovens, em média 8% a mais da renda total.


int(1)

Famílias com jovens são as mais endividadas

Sair da versão mobile