Fora das pistas desde o acidente para o GP da Hungria, o piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, esteve nesta quarta-feira, na JP Online, para uma entrevista, concedida ao repórter JP Felipe Motta e também ao comentarista Cláudio Carsughi. Vários temas foram abordados, desde o acidente até o futuro, a temporada 2010, em terá Fernando Alonso como companheiro e também viverá as novas regras da Formula 1.

A bem da verdade, ele já voltou as pistas e esteve treinando com um carro modelo 2007. E não teve medo: “minha primeira volta foi de lado”, brincou, mostrando que sua velocidade continua a mesma. Ele voltaria às pistas no GP de Valência, mas confessou: quando viu, de fato, o que tinha ocorrido com um modelo médico pensou melhor. “Até então, estava pronto para correr em Valência. Eu não tinha noção do que tinha acontecido”, completou.

Sobre o carro da Ferrari de 2009, que foi considerado muito difícil de guiar, uma confissão: Schumacher, de fato queria correr mas pensou melhor também por este motivo. “Eu até brinquei falando: ‘Foi uma ótima você não ter corrido’ e ele me disse que queria correr mesmo”, afirmou, antes de completar: “voltar em um carro competitivo é uma coisa, mas voltar numa hora dessas é complicado”

Companheiros – O ex-companheiro, Kimi Raikkonen, e o futuro, Fernando Alonso, também foram alvo da conversa. Primeiramente, o finlandês, sempre tratado com respeito pelo brasileiro: “o Kimi é um excelente piloto, sempre foi. Para mim, não mudou nada de 2007 para 2009”.

Sobre Alonso, que é conhecido no meio da Formula 1 como uma pessoa “difícil” e um companheiro muito rápido, ele mostrou não temer a concorrência: “Fernando Alonso é um dos melhores pilotos da F-1, mas estou na Ferrari. Sei que sempre terei um companheiro forte. Irei procurar fazer o trabalho do melhor jeito possível”.

Questionado se Alonso chegaria com uma influência grande na Ferrari, como a que Michael Schumacher tinha, Massa foi categórico: “o trabalho dentro de uma equipe é o contrário. Na era Schumacher, ele tinha uma voz forte, mas conquistou isso com trabalho”.

Temporada 2010 – No próximo ano, os carros serão diferentes, mais pesados, por conta do banimento do reabastecimento. Isso faz com que os pilotos tenham que se adaptar as novas condições, especialmente no começo da corrida: “teremos que tentar acertar o carro e ver a diferença com tanque cheio (…) não vai dar para treinar na sexta pensando apenas na classificação”, afirmou, antes de fazer uma previsão: “As primeiras cinco, dez voltas não serão simples. Acontecerão um pouco mais de erros e ultrapassagens”.

Barrichello – Uma questão que intriga os torcedores é sobre a disputa da Brawn GP. Muitos dizem que o time ajudou Jenson Button, Massa deu seu ponto de vista como piloto: “eu acho que na corrida de Barcelona, a equipe ajudou bastante o Button”, afirmou o brasileiro, antes de completar: “ele mudou a estratégia e o Rubinho não ficou sabendo (…) isso não foi legal por parte da equipe (…) mas quem sou eu para falar que ajudaram o Button”.

Desafio das Estrelas – “Será uma pista nova, zero”, afirmou Massa, antes de confessar o autor da obra: “quem desenhou foi o Lucas di Grassi”. Segundo ele, esta nova pista, mais larga, deve deixar a corrida emocionante e com muitas ultrapassagens.

Ele também confirmou alguns nomes que estarão na prova, como Michael Schumacher, Vitantonio Liuzzi, Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Nelsinho Piquet e o supercampeão das motos Michael Doohan.


int(1)

Felipe Massa projeta 2010 promissor na Ferrari