Dedicação, disposição e sensibilidade para cuidar do próximo, eis os requisitos básicos para se tornar um bom profissional de Enfermagem. No entanto, engana-se quem pensa que a carreira limita-se ao cuidado com os pacientes. Hoje, o profissional de Enfermagem conta com um mercado em crescente expansão e deve receber uma formação multidisciplinar para se destacar entre as diversas áreas que envolvem a profissão.
 
Entre as funções delegadas ao enfermeiro, destaca-se a assistência aos pacientes, mas elas não param por aí. Quem escolher a profissão pode atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças, na assistência e na reabilitação direta ou indireta do indivíduo e seus familiares como um todo. É o que ressalta a professora Neusa Fukuya, coordenadora de Enfermagem da UNINOVE Campus Vergueiro: “O enfermeiro deve estar capacitado a identificar e trabalhar na resolução de problemas de Enfermagem com uma visão holística de todos os indivíduos”.

Além da atuação em hospitais, onde a presença de enfermeiros é imprescindível em todas as áreas médicas, quem optar pela carreira pode trabalhar também como autônomo, no serviço home care (cuidados na casa dos pacientes), no gerenciamento de equipes multidisciplinares, em clínicas, ou ainda vincular-se a empresas do mercado privado ou público, como escolas e fundações, na prestação de diversos serviços de Enfermagem.

Com tantas opções de atuação, o aluno em formação acadêmica deve receber um ensino focado na integração entre as disciplinas e que desenvolva sua capacidade de raciocínio clínico e reflexivo, além de estar sempre atualizado.

Na UNINOVE, o graduando desde cedo é incentivado por conteúdos na grade curricular que o subsidiam para o ingresso à pesquisa científica, habituando-se à análise e procura por inovações na área em que atua – um diferencial que conta muitos pontos.

Outra vantagem da UNINOVE é a “Formação Executiva UNINOVE“, que possibilita que o aluno receba um diploma de Formação Especifica em Saúde Comunitária e da Família ao final do quinto semestre. “Assim, o graduado poderá realizar uma Especialização e continuar o curso de Enfermagem, ampliando ainda mais seus conhecimentos”, explica Fukuya.

A professora lembra ainda que a partir de 2009, o aluno poderá receber uma certificação de Qualificação Profissional em Visita Domiciliar antes da primeira diplomação de Formação Superior.

Para mais informações sobre este ou outros cursos, acesse www.uninove.br

Formação em Enfermagem revela carreira promissora

Sem mais artigos