Um lote de 50 fotos inéditas dos Beatles durante a década de 60, nas quais John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison aparecem em suas casas em cenas familiares, foi vendido hoje em um leilão por cerca de US$ 10 mil.

A casa de leilões Cameo Auctioneers informou à Agência Efe que o comprador foi um americano colecionador de objetos relacionados à banda. Ele pagou o dobro do preço estimado pelo lote de fotografias.

As fotos foram feitas por Sue Baker, uma fã dos Beatles que, aos 15 anos de idade, conseguiu descobrir os endereços dos membros da banda em Londres e em outras cidades do sul da Inglaterra.

O lote tem imagens coloridas e em preto e branco. Nelas, John, Paul, Ringo e George aparecem em suas casas junto com suas companheiras e seus filhos em poses convencionais.

Segundo Baker, tudo começou quando conseguiu localizar a casa de Paul McCartney graças a uma fotografia publicada em uma revista.

“Quando encontrei a casa, toquei a campainha e ele (Paul) desceu para abrir a porta, conversou conosco. Eu fiquei muito impressionada”, conta Baker, que recebeu os endereços dos outros Beatles do próprio Paul McCartney.

“Não podíamos acreditar que uma grande estrela fizesse algo assim”, explicou.

Paul escreveu os endereços de seus colegas de banda em um envelope que foi incluído no lote leiloado. A partir daí, Baker passou a ser uma habitual visitante das casas dos Beatles, num momento no qual já eram grandes estrelas internacionais.

Baker era acompanhado com frequência por seu irmão Phillip, que também aparece nas fotografias.

“Foram muito amáveis com essa menina tola que levava seu irmão com ela. Falavam conosco e nos perguntavam como estávamos na escola. Eles eram estrelas, ídolos, mas mesmo assim tinham tempo para conversar na porta de suas casas e ser muito amáveis em seus dias livres”, lembrou.

Baker não voltou a ter contato com os Beatles, mas guardou as fotos e uma série de cartazes e discos autografados pelos músicos.

No mesmo leilão, foi vendido por quase US$ 6 mil um filme sem som rodado em oito milímetros da turnê dos Beatles na Escócia em 1964, no qual o quarteto de Liverpool aparece em um hotel e passeando junto a um lago.

Sem mais artigos