A empresa francesa Dassault entregou ao governo brasileiro a proposta final para a venda de caças, segundo informou um porta-voz da companhia nesta segunda-feira (21). O Brasil pretende comprar 36 caças em uma operação avaliada em US$ 7 bilhões.

A Dassault tenta vender ao Brasil o caça Rafale. No entanto, o protótipo francês também compete com as propostas da americana Boeing, que ofereceu o caça F-18 Super Hornet, e da sueca SAAB, do caça Gripen.

De acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o 21 de setembro ficou estabelecido como data limite para que as empresas apresentassem formalmente sua oferta comercial.

Na semana passada, Jobim manifestou preferência pelo modelo francês, “desde que a França cumpra seu compromisso” de transferência de tecnologia”, ponderou. Apesar disso, a Boeing teria apresentado uma proposta ao governo brasileiro onde aceitaria transferir tecnologia ao Brasil. O mesmo aconteceu com a SAAB, que além de trazer recursos para o Brasil, prometeu dois caças pelo preço de um.


int(1)

França entrega oferta final para construção de caças ao Brasil