A França testará a utilização de telefones celulares de emergência para combater a violência gerada pelo machismo, anunciou a ministra de Interior francesa, Michèle Alliot-Marie.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal 20 Minutos, a ministra antecipou que no final do mês que vem fará um teste com 20 mulheres ou homens maltratados, disponibilizando um dispositivo de telefones celulares que permitirá que a vítima avise imediatamente à Polícia sobre uma possível agressão.

Os aparatos são “simples de usar, inclusive em um episódio de grande estresse”, pois “bastará apertar um botão para alertar a Polícia, que enviará imediatamente uma equipe”, disse Alliot-Marie, que ressaltou que os telefones poderão ser utilizados também de forma “dissuasória”.

A ministra revelou ainda que criará uma “ordem de proteção temporária para proibir que o agressor entre em contato ou que pernoite perto da vítima”, para evitar os episódios de assédio.

Por último, serão habilitadas ajudas financeiras para facilitar que as vítimas possam enfrentar sozinhas suas necessidades econômicas.

Em 2008, 156 mulheres morreram na França em decorrência de maus tratos, enquanto outras 300 mil apanharam de parceiros entre 2006 e 2008.


int(1)

França testará celulares de emergência contra violência machista