Não agüenta mais ouvir falar de gripe suína? Infelizmente o assunto ainda dá o que falar e surge nas rodinhas mais improváveis. Recentemente até os gamers foram “contaminados” com o assunto sem fim.



Médicos holandeses da Universidade Erasmus, na Holanda, criaram um jogo que simula uma epidemia de gripe. O Great Flu permite que os jogadores escolham um tipo de vírus com o qual quer “lutar” e o lugar do mundo por onde ele será expandido e depois controlado pelo jogador.



Os jogadores assumem o papel da OMS (Organização Mundial de Saúde) e são desafiados a controlar a epidemia administrando uma quantidade limitada de gastos e medicamentos.



Em entrevista ao site da BBC, Albert Osterhaus, um dos criadores do jogo, disse que o game se baseia na necessidade de aumentar a conscientização pública da ameaça da nova gripe e também ensinar à população como ela deve proceder para controlar o vírus.



COMO JOGAR



Antes de começar a partida, você precisa escolher um dos cinco possíveis tipos de vírus, cada um com um nível diferente de agressividade. Assim que o jogo começa é preciso tomar medidas como estocar antivirais, máscaras protetoras e investir em campanhas de esclarecimento da população.



Você será instruído a desenvolver pesquisas para descobrir a vacina contra a gripe, distribuir cientistas pelo mundo e fechar escolas e aeroporto. Ou seja, espalhar o pânico pelo mundo.



O orçamento do jogador é bastante limitado. A grana disponível diminui de acordo com as ações colocadas em prática. A quantidade de mortos e infectados pela doença aparecem em tempo real, na tela do computador. A evolução ou controle desse número depende das medidas tomadas pelo gamer.



Numa tentativa de aproximar o jogo à realidade, a todo momento páginas de jornais com as últimas notícias sobre a epidemia aparecem na tela.



Como game o The Great Flu não passa de um joguinho de estratégias com um gráfico bem feito. Mas pra quem gosta de se sentir parte do noticiário, vale a pena testar.


int(1)

Game sobre vírus da gripe A faz sucesso na internet

Sair da versão mobile