O Google apresentou hoje (8) nos Estados Unidos sua nova plataforma para telefones celulares: o Google Goggles, que permite realizar buscas utilizando uma imagem em vez de palavras.

Google Goggles, segundo a informação fornecida após a apresentação da plataforma na Califórnia, foi planejada para telefones que utilizam o sistema operacional Android e está disponível em inglês em todo o mundo.

O novo sistema permite ao usuário realizar buscas a partir de um lugar ou de um objeto, mesmo se não souber seu nome.

Quando é realizada uma consulta de busca visual, o Google Goggles decompõe a imagem em várias partes e as contrasta com outras da base de dados da empresa para ver se encontra alguma coincidência.

Depois de encontrá-la, a ferramenta devolve termos de buscas relevantes para essa imagem. O Google Goggles atualmente é capaz de reconhecer dezenas de milhões de imagens, entre elas lugares, obras de arte famosas e logotipos.

Para fazer uma consulta, basta abrir o Google Goggles e segurar o telefone em frente ao lugar que interessa ao usuário.

Por meio do GPS do dispositivo e de uma bússola, o Google Goggles é capaz de reconhecer que lugar se trata e de mostrar o nome no visor da câmera. Para obter mais informação, só é preciso clicar no nome.

“Quando uma busca é realizada, em algumas ocasiões é mais eficiente introduzir uma imagem que utilizar palavras, sobretudo se for feito de um celular”, disse, em comunicado, Shailesh Nalawadi, diretor de produto do Google Goggles.

“A visão por computador é uma tecnologia ainda incipiente, mas o Goggles já está demonstrando seu potencial e nós estamos trabalhando muito para ampliar nossa capacidade de reconhecimento. Em um futuro próximo, a busca visual será algo tão natural quanto a feita com os dedos”, acrescentou.


int(1)

Google apresenta sistema para buscas visuais através do celular