O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), deve recorrer ao governo federal para pedir a liberação imediata de recursos do Ministério da Integração Nacional para o socorro e assistência às vítimas. O pedido deve ser feito ainda nesta quinta-feira (10). Na última segunda (7), chuvas, vendavais e tornados provocaram danos em 64 municípios catarinenses.

De acordo com o governo estadual, são necessários pelo menos 5.000 colchões e entre 400 mil e 500 mil telhas para atender a população que teve suas casas devastadas. Segundo a Defesa Civil, mais de 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas devido às intempéries que atingiram o Estado.

Ao todo, há 1.478 desabrigados em SC, 16.115 desalojados e 286 pessoas deslocadas de suas residências. Em todo o Estado, mais de 88 mil pessoas foram atingidas e 17.131 edificações sofreram alguma avaria. Quatro pessoas morreram – todas no município de Guaraciaba – e 170 ficaram feridas em todo o Estado.

Na quarta-feira (9) governador decretou situação de emergência no Estado. Já o município de Guaraciaba decretou estado de calamidade pública.


int(1)

Governador de SC pede liberação imediata de recursos federais para vítimas da chuva

Sair da versão mobile