Um <i>Dicionário de Pensamentos</i> do líder cubano Fidel Castro será apresentado no próximo sábado em Havana, cinco dias antes de seu aniversário de 83 anos, anunciaram nesta terça-feira (04) fontes oficiais.

O volume de 340 páginas, publicado pela Editora Política (estatal), reúne frases de discursos do ex-presidente de Cuba entre 1959 e 2006, em um trabalho do pesquisador cubano Salomón Susi, explicou um porta-voz da editora.

Uma nota divulgada hoje pela imprensa estatal sustenta que o livro será “uma ferramenta de indiscutível valor para o debate ideológico no mundo contemporâneo e as tarefas da construção do socialismo em Cuba”.

O prólogo do <i>Dicionário de Pensamentos</i> diz que a obra é “uma seleção do ideário de Fidel a partir das proposições que encerram a dimensão política e filosófica mais essencial e educativa”.

Fidel Castro não aparece em público desde julho de 2006, quando adoeceu e cedeu a Presidência de Cuba a seu irmão mais novo, Raúl Castro, após 49 anos e 55 dias no poder.

Nos últimos três anos, Fidel recebeu ocasionalmente líderes de outros países e escreveu com frequência artigos publicados por toda a imprensa cubana, sob o título de <i>Reflexões</i>.


int(1)

Governo cubano publica "Dicionário de Pensamentos" de Fidel