O Greenpeace acusou nesta quarta-feira (25) na Indonésia o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de querer “sabotar” a Cúpula Mundial sobre a Mudança Climática de Copenhague por “falta de vontade política”.

A denúncia foi feita pelo diretor de campanhas do Greenpeace no Sudeste Asiático, Shailandra Yashwant, ao anunciar o bloqueio do porto de uma fábrica de celulose na ilha de Sumatra para chamar a atenção sobre a contribuição do desmatamento na mudança climática.

O responsável do Greenpeace pediu respostas e argumentou que “o presidente Obama e outros líderes mundiais não podem sabotar os resultados de Copenhague com sua falta de vontade política”.

Yashwant argumentou que a cúpula deve alcançar um acordo “legalmente
vinculativo”, “justo” e ambicioso” que evite o aquecimento global, o
que segundo sua opinião implica em financiamento internacional para
preservar as selvas tropicais de todo o mundo.

Protesto

“Paralisamos as exportações de um dos maiores centros papeleiros do mundo para dizer a nossos governantes eleitos que podem e devem poupar-nos da catástrofe da mudança climática”, acrescentou o ativista.

Membros do Greenpeace bloquearam os guindastes do porto privado da Ásia Pulp & Paper (APP), do conglomerado Sinar Mas, na província de Riau, que os ecologistas denominam como “a zona zero do desmatamento”.

“Sinar Mas é um dos principais contribuintes à mudança climática por seu amplo papel na destruição das florestas”, assegurou Greenpeace através de um comunicado.

Segundo os especialistas, o desmatamento representa cerca de 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta, um dos gases que contribui ao efeito estufa e ao aquecimento global.

Indonésia é o terceiro maior emissor de CO2, atrás da China e Estados Unidos, devido à rápida destruição de suas selvas.

Dentro de doze dias, líderes de todo o mundo se reunirão em Copenhague para pactuar um acordo que substitua ao Protocolo de Kyoto em 2012.


int(1)

Greenpeace acusa Obama de querer sabotar cúpula de Copenhague

Sair da versão mobile