Em comemoração ao Dia da Terra, celebado no dia 22 de abril, o Greenpeace lançou um vídeo-tributo (assista aqui). As imagens reúnem várias ações da ONG pelo mundo. A ideia é inspirar mobilização.

Logo abaixo do vídeo, tem link para um abaixo-assinado destinado ao presidente Lula exigindo que o governo brasileiro “ assuma a liderança nas negociações da 15ª Conferência das Partes da ONU, em Copenhagen, na Dinamarca (em dezembro deste ano)”. O abaixo-assinado demanda compromisso do Brasil em relação ao desmatamento da Amazônia, mais participação de fontes renováveis como sol e vento na geração de eletricidade e proteção de pelo menos 30% da costa brasileira.

O Dia da Terra foi fundado nos EUA em 1970 pelo senador Gaylord Nelson. Naquele ano, ele propôs um protesto ambiental nacional para “forçar a entrada do meio ambiente na agenda nacional.” O movimento foi crescendo ano a ano e hoje, milhares de ações acontecem por todo o mundo, inlcuindo limpeza de praias, shows de música e encontros públicos. Em Washington, no domingo (19/4), 100 mil pessoas se reuníram em frente ao Congresso americano para celebrar. Eventos similares aconteceram em Chicago, Boston, Seattle, Atlanta e Los Angeles.

O site do Dia da Terra dá dicas de coisas para fazer para celebrar a data, como organizar um evento, levantar fundos, aparecer na mídia e distribuir material (mais detalhes aqui). Ações que valem para qualquer dia, não só o Dia da Terra.


int(1)

Greenpeace lança vídeo para marcar Dia da Terra

Sair da versão mobile