Membros do Greenpeace fizeram uma manifestação hoje em Hua Hin, na Tailândia, para pedir aos chefes de Governo e de Estado reunidos nessa cidade tailandesa que melhorem os esforços para combater a mudança climática e os desastres naturais na região.

Os ativistas fizeram rodar um balão de plástico que simbolizava a Terra com uma pessoa dentro, enquanto outro ativista estava com um cartaz escrito: “Asean, Turn On The Earth” (“Asean, Ligue a Terra”).

Os chefes de Estado e de Governo dos dez países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) estão reunidos em Hua Hin com representantes da China, Japão, Índia e Coreia do Sul. As 14 nações se reunirão amanhã com a Austrália e a Nova Zelândia na cúpula da Ásia Oriental.

Tara Buakamsri, delegado do Greenpeace no Sudeste Asiático, afirmou aos jornalistas que os líderes devem se comprometer a reduzir a zero o desmatamento em seus países e a tomar ações concretas para diminuir as emissões de gases do efeito estufa que intensificam o aquecimento global.

Buakamsri disse também que é preciso pressionar as nações desenvolvidas a comprometer mais cortes de emissões na reunião sobre mudança climática que a ONU realizará em Copenhague em dezembro.

A organização ambientalista culpa o aquecimento global pelo fortalecimento dos tufões no Pacífico, que entre setembro e outubro mataram mais de mil pessoas no Camboja, Filipinas, Laos e Vietnã.

Os cientistas preveem graves inundações, secas e crises de fome se o mundo não conseguir reduzir drasticamente suas emissões de dióxido de carbono e outros gases poluentes à atmosfera entre 2012 e 2050.


int(1)

Greenpeace pede que países asiáticos melhorem combate à mudança climática