A gripe suína está causando sérios prejuízos aos cinemas argentinos e provocando o adiamento de estreias. Previsto para esta quinta (9), o lançamento de Hannah Montana: O Filme foi cancelado, assim como o de todos os outros filmes que começariam a ser exibidos na mesma data.

Com o aumento no número de casos confirmados no país, grandes apostas como A Era do Gelo: Terra dos Dinossauros e A Proposta registraram uma queda de 34% nas bilheterias, em relação à semana anterior, quando estrearam.

Produções que já estavam em cartaz sofreram ainda mais. Transformers: A Vingança dos Derrotados perdeu 76% do público e Up chegou a arrecadar 89% menos.

Com isso, produtoras e exibidores fizeram um acordo para segurar, pelo menos por alguns dias, a estreia de novos filmes, especialmente os grandes lançamentos.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, por exemplo, foi transferido de 16 para 23 de julho. Já as produções locais e com menos apelo de bilheteria terão os cronogramas mantidos.

Nos teatros a situação não é diferente. Em uma coletiva à imprensa, na última segunda-feira (6), o presidente da Associação Argentina de Executivos de Teatro anunciou que o circuito vai permanecer fechado até o próximo dia 16, depois que foram registradas quedas de 80% nas vendas de ingressos.

Casos

Com quase 2.500 casos confirmados e 60 mortes, a Argentina já é o terceiro país com maior taxa de mortalidade pela doença no mundo. Escolas e universidades suspenderam as aulas até 3 de agosto e alguns shopping centers estão até controlando a entrada de jovens, o que também prejudica a frequência nos cinemas.


int(1)

Gripe provoca adiamentos e prejuízo para cinemas argentinos