Cansou de perambular por São Paulo de show em show durante a Virada Cultural, que neste ano acontece hoje e amanhã? E tá a fim de se jogar no cinema? O Virgula preparou um guia com todas as opções para você aproveitar ao máximo a virada de frente para a telona (nos links abaixo tem todas as informações de cada cinema, inclusive trailers).

Para começar, qual é sua preferência? Terror e Suspense? Clássicos? Cults? Musicais e filmes sobre música? Se for a primeira opção, a pedida é o Cine Windsor, que exibe a mostra imperdível Gojira, o Rei dos Monstros, com filmes do temível Godzila, clássicos e modernos.

[No Cine Windsor, o tema é Gojira, o Rei dos Monstros]

[O universo dos filmes de Lobisomem é destaque no Cine Dom José]

[Curte os musicais mais clássicos do cinema? A pedida é o Cine Arouche]

[Filmes da Mostra de SP e pré-estreia de Manoel de Oliveira? A pedida é o Cine Olido]

[Filmes sobre Michael, Bob Dylan, Madonna? É na Cinemateca a parada]

[Filmes brasileiros clássicos e raros são atrações no CCBB]

[Terror e suspense invadem o Centro Cultural São Paulo]

[Cinesesc tem cinema italiano, mexicano, francês e brasileiro]

[Cine Belas Artes promove 3ª Virada Cine Gastronômica]

No Cine Dom José, a vez é do homem-lobo com a mostra A Maldição do Lobisomem. Entre os filmes exibidos, está o clássico Um Lobisomem Americano em Londres, de John Landis, o mesmo diretor do videoclipe Thriller, do Michael Jackson. Outro filme que vale a pena assistir é A Companhia dos Lobos, de Neil Jordan.

Ainda no terror, o Centro Cultural São Paulo vai exibir [Rec], de Jaume Balagueró e Paco Plaza, Alta Tensão, de Alexandre Aja, o sucesso O Hospedeiro, de Bong Joon-Ho e remake de Madrugada dos Mortos, sob direção de Zack Snyder (o mesmo de 300).

Clássicos e cults

Se a sua preferência é por filmes cults ou pelos velhos clássicos, são muitas as opções. O Cine Arouche, por exemplo, vai exibir só musicais que entraram para história, como Cantando na Chuva, de Stanley Donen e Gene Kelly, O Mágico de Oz, de Victor Fleming, e o rocker The Rocky Horror Picture Show, de Jim Sharman.

Quem curte a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, pode madrugar no Cine Olido (na Avenida São João, 473). As novidades por lá são as pré-estreias de Sempre Bela, do mestre português Manoel de Oliveira, com quatro anos de atraso, e O Estranho em Mim, de Emily Atef, que venceu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz (Susanne Wolff) na própria Mostra em 2008. A programação completa com os excelentes Hanami – Cerejeiras em Flor, de Doris Dörrie, Deixa Ela Entrar, de Tomas Alfredson, e Horas de Verão, de Oliver Assayas.

No Cinesesc, a programação não é gratuita, mas é cobrado um valor baixo de R$ 4,00 (inteira) por filme. O destaque por lá é o filme italiano Vencer, de Marco Bellochio, elogiado na 33a Mostra de Cinema de São Paulo. Além dele, o mexicano Estudante, o imperdível Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague, documentário sobre o movimento artístico francês, e o brasileiro Fluidos, de Alexandre Carvalho.

Por falar em produção brasileira, ela não vai ficar de fora, é claro. No CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), quem nunca assistiu ao clássico O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, o único brasileiro a levar a Palma de Ouro em Cannes, terá sua oportunidade. E ainda ganha a exibição dos filmes Caveira My Friend, de Álvaro Guimarães, Preço de um Desejo, de Aloizio de Carvalho e Viagem ao Fim do Mundo, Fernando Cony Campos.

Musicais e filmes sobre músicos e banda

Se você não está a fim de fritar o cérebro num filme cabeça, pode ir até a Cinemateca Brasileira, no Largo Senador Raul Cardoso, 207, ver um misto de cinema com música. As salas Petrobrás e BNDES vão exibir 11 longas e cinco curtas-metragens com grandes nomes da música pop mundial.

Alguns deles, só para dar o gostinho, são Não Estou Lá, de Todd Haynes, baseado na vida de Bob Dylan, This Is It, de Kenny Ortega, sobre a última turnê de Michael Jackson, O Poder do Soul, de Jeffrey Levy-Hinte, sobre o rico gênero musical, e U2: Rattle and Hum, de Phil Joanou.

Cinema e gastronomia

O Cine Belas Artes não ficou de fora da programação da Virada Cultural. De sábado para o domingo, entre meia noite e 4h, o público vai se deliciar com a 3ª Virada Cine Gastronômica com exibição de filmes e degustação de comidas relacionadas a eles.

Os destaques são os filmes Julie & Julia, com a grande Meryl Streep e dirigido por Nora Ephron, O Sabor da Melancia, de Tsai Ming-Liang, escolhido pelo Taiwan para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro, e o temático Índia, o Amor e Outras Delícias, de Pratibha Parmar.


int(1)

Guia de cinema da Virada Cultural 2010: conheça todas as opções e veja trailers