O primeiro-ministro eleito do Japão, Yukio Hatoyama, defendeu a adoção de uma moeda única asiática como parte de um processo de integração regional e questionu a supremacia do dólar como divisa global.

Num artigo intitulado “Minha filosofia política”, divulgado nesta sexta-feira (4) pela agência local Kyodo News, Hatoyama, ganhador das eleições de domingo passado no Japão, escreveu que “a era da globalização liderada pelos Estados Unidos está chegando ao fim” e que o “mundo se dirige a uma fase de multipolaridade”.

O político do Partido Democrático (PD) disse ainda que é preciso que os países da Ásia “queiram construir uma integração monetária regional” e que o Japão deve levar em conta a região em que fica localizado.

“O pacto de segurança entre Estados Unidos e Japão continuará sendo a base da política diplomática japonesa, mas não podemos esquecer nossa identidade como nação localizada na Ásia”, escreveu o primeiro-ministro eleito.

Hatoyama, que ganhou as eleições gerais de 30 de agosto, afirmou ainda que a criação de uma comunidade no Leste da Ásia é “um objetivo nacional que emerge do conceito da fraternidade”.


int(1)

Hatoyama defende moeda única para a Ásia