No dia 10 de agosto do ano passado, uma tragédia se abateu sobre o mundo da música negra nos Estados Unidos. Neste dia, morreu o cantor, compositor e executivo Isaac Hayes, deixando mais triste qualquer fã de soul ao redor do mundo.

Em 46 anos de carreira, o músico entrou para o Rock And Roll Hall of Fame, para o Hall da Fama do Grammy, para o Hall da Fama dos Compositores e teve seu megahit Soul Man eternizado pelas listas das 50 músicas mais influentes do século pela Rolling Stone e pela RIAA.

Como se já não fosse o bastante, Hayes ainda faturou um Oscar de Melhor Trilha Sonora no ano de 1971 pelo seu magistral trabalho de sonorização do clássico Shaft, sendo assim o primeiro negro a levar uma estatueta em uma categoria diferente das de atuações.

Fora da música, Hayes ainda ganhou a admiração das gerações mais novas ao dublar a voz do cômico personagem Chef, o único negro de uma cidadezinha do Colorado na animação South Park. O músico emprestou sua voz ao cozinheiro entre os anos de 1997 e 2005.

O lendário músico morreu na tarde do dia 10 de agosto do ano passado, vítima de complicações do infarto do miocárdio que sofreu em 2006. Hayes tinha 65 anos de idade quando morreu e deixou para trás 12 filhos, 14 netos (entre eles o rapper e produtor Ike Dirty) e mais três bisnetos.
 
Veja abaixo dois momentos históricos da carreira do cantor.

Isaac Hayes – Shaft

Chef – Chocolate Salty Balls

Homenagem a Isaac Hayes: um ano sem um dos maiores soulmen da história

Sem mais artigos