Desde que o iPhone foi lançado, há três anos, os fabricantes de celular vêm se desdobrando para lançarem um rival à altura, um aparelho, como gostam de apelidar, que será o “matador do iPhone”. Realmente, desde então diversos (bons) aparelhos foram lançados. Superiores, inclusive. Mas nenhum chegou a fazer frente ao telefone da Apple em um quesito especificamente: a navegação pela internet.
 
Seja pela velocidade do sistema (a maior novidade do iPhone 3GS), seja pela facilidade de entrar em sites e conferir e-mails com apenas um simples arrastar dos dedos, nenhum celular rivalizou com o iPhone nessa questão. Até o lançamento do Magic, da HTC, o primeiro celular da empresa no Brasil a ter o sistema operacional Android, do Google.
 
O modelo, que ainda não tem preço sugerido pela Tim, caiu nas mãos do Virgula. E a avaliação final, após algumas horas de uso, não poderia ser melhor. A começar pelo visual. O Magic é fino e com as bordas arredondadas, tal qual o iPhone, mas não é grandalhão ou pesado, como os modelos da Nokia. Ao contrário: cabe no bolso facilmente e encaixa-se em qualquer tamanho de mão. A tela sensível ao toque do aparelho é generosa, são 3,2 polegadas. Abaixo dela, há botões de “home”, “menu”, “pesquisa”, e os tradicionais “send” e “end”, além de uma trackball.
 
A trackball é uma bela sacada do Magic. Apesar de ser fácil (e até mais chique, convenhamos) ficar passando os dedos sobre a tela para checar e-mails ou tuitar, a bolinha de rolagem é uma mão na roda – quem tem BlackBerry sabe bem.
 
SENSE: FAÇA VOCÊ MESMO
 
O Android que roda no Magic tem a nova interface Sense, a mesma do modelo Hero. A nova cara deixou o sistema pessoal: cabe ao usuário escolher suas abas de trabalho, que mudam após uma passada de dedo na horizontal, como se estivéssemos trocando de tela. O Magic, além da tradicional página com calendários e painel metereológico, já tem atalhos e widgets para Facebook, toda a linha Google (Gmail, Google Maps, Picasa e etc), endereços de sites e o Twitter, claro, pois ele traz embutido o ótimo aplicativo Peep, que automaticamente exibe a atualização de seus seguidores e, de tão prático, permite até postar fotos.
 
O grande destaque fica para a lista de contatos, que reúne todos os contatos sociais de uma pessoa – além dos clássicos telefones e e-mails, há também atualizações do Facebook e do Flickr, além de uma lista com as últimas mensagens trocadas com você via SMS. Idêntico ao smartphone Palm Pre, ainda inédito por aqui. Para os usuários corporativos, ele aceita contas de e-mail POP3 e IMAP e suporta o Microsoft Exchange, o que permite a sincronização com o Outlook. Ele também permite visualizar documentos do Office, mas não editá-los.
 
Na verdade, o Magic é um aparelho para a internet. De nada adiantaria isso se seu sistema não fosse intuitivo e simples. Por isso mesmo que o Magic foi feito para a internet – principalmente para o Twitter. O modo como as páginas abrem lembra muito o iPhone. A tecnologia de pinça, para dar zooms, é até a mesma. Ele também acessa sites em flash e roda qualquer vídeo de portais como YouTube e DailyMotion. Outro detalhe é que o botão frontal de lupa é um atalho para se fazer pesquisas no Google.
 
O teclado virtual é outro trunfo, por ser muito mais espaçoso que o do iPhone. Ele pode ser usado com o celular na vertical ou horizontal. É só tombá-lo para o lado que o acelerômetro entra em ação.
 
O grande porém do lançamento da HTC é o lado multimídia. A câmera de 3,2 megapixels parece ter uma qualidade inferior, e ainda por cima não tem flash. Para quem gosta de escutar músicas e pretende usá-lo como MP3 player, esqueça – sua memória interna é parca (512 MB de ROM e 192 de RAM), e pode ser expansível via cartões de memória SD.
 
O Magic tem suporte à rede 3G e possui GPS e Wi-Fi (802.11 b/g). Ele chega ao Brasil na segunda semana de outubro, pela Tim.


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HTC Magic: um celular feito para o Twitter