Para tentar acabar com dezenas de conflitos territoriais no Estado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Iteral (Instituto de Terras de Alagoas) vão revisar durante os próximos dois meses o mapa de Alagoas. O detalhado estudo servirá para definir os limites geográficos de cada um dos municípios.

Segundo o Iteral, cerca de 40 processos, envolvendo mais da metade dos municípios do Estado, serão analisados visando também o Censo 2010 do IBGE. A meta é definir os limites municipais até o final do próximo ano.

Desde 1988, os limites dos municípios passaram a ser definidos pelos institutos de terras dos Estados. Mas, diante da complexidade dos casos e por envolver também outra unidade da federação, o IBGE foi convocado para ajudar.

“As leis que criaram os municípios são antigas, algumas com mais de 100 anos. Alguns dos pontos usados como limites, como rios, estradas e montanhas são imprecisos. Temos casos onde a população de um município está ocupando as terras de outro”, afirmou o presidente do Iteral, Geraldo Majella, segundo o UOL Notícias.

Sem mais artigos