O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou na segunda-feira (23/03) uma pesquisa para traçar o perfil das condições de vida do estudante brasileiro. Com o objetivo de monitorar os fatores de risco entre os adolescentes, a Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) será realizada com cerca de 70 mil (na faixa etária entre 13 e 15 anos) jovens em 1.507 escolas.

“Essa pesquisa pode trazer políticas públicas quanto às questões de violência, segurança, alimentação, sexo, consumo de álcool e drogas. A partir do resultado desse levantamento políticas serão traçadas”, disse a coordenadora da pesquisa, Maria Isabel Fernandes, à Folha de S. Paulo.

É a primeira vez que o IBGE investiga aspectos relacionados às práticas alimentares e às atividades físicas, ao consumo de álcool e drogas, ao envolvimento com episódios de violência e à sexualidade dessa parcela da população.

O questionário tem 104 perguntas, mas o aluno pode pular as questões que não quiser responder. Na questão sobre uso de drogas, por exemplo, os pesquisadores perguntam quantas vezes nos últimos 30 dias o jovem usou drogas como maconha, cocaína, ecstasy e outras. “Nós incluímos todas as drogas e a alternativa ‘nunca usei’. Também perguntamos a idade do jovem quando usou tais drogas”, explica a pesquisadora.

A previsão é que a coleta de dados seja encerrada no dia 15 de junho e o resultado final seja divulgado em dezembro deste ano.


int(1)

IBGE realiza pesquisa inédita sobre saúde, violência e drogas com 70 mil estudantes