Depois de estourar nos cinemas, o filme Ensaio Sobre a Cegueira, baseado no romance de José Saramago, chega às lojas em versão para deficientes visuais. O DVD oferece o recurso de audiodescrição, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

O recurso consiste na narração clara e objetiva de aspectos importantes que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, expressões faciais que são significativas para a cena; detalhes sobre o ambiente; figurinos; efeitos especiais e mudanças de tempo e espaço.
 
A audiodescrição possibilita que a pessoa portadora de deficiência visual desfrute integralmente da obra, captando a subjetividade na narrativa da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme, nunca se sobrepondo aos diálogos.

Além disso, extras como Uma Visão da Cegueira; Trilha Sonora – Uakti. Algumas cenas excluídas também poderão ser conferidas. A capa do DVD também terá a informação, em braile, de que o recurso da audiodescrição está disponível.

Sem mais artigos