A inadimplência atingiu em julho 56,22% dos consumidores, de acordo com levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Para considerar que uma pessoa está inadimplente, ela precisa ter deixado de honrar um de seus compromissos por mais de 90 dias.

Segundo a pesquisa, 20,47% dos consumidores tiveram um atraso de até 13 dias úteis no pagamento de suas contas, enquanto 17% demoraram até 30 dias para quitar suas dívidas. Já 11,89% e 6,86% levaram até 60 e 90 dias para deixar as contas em dia, respectivamente.

O levantamento mostra ainda que os consumidores entre 30 e 39 anos são os que lideram os registros de inadimplência do SPC, com 27,58% das inclusões. O grupo entre 40 e 49 anos ficou em segundo, com 21,5%, seguido do de 50 a 64 (15,18%), de 25 a 29 (14,76%) e de 18 a 24 anos (14,18%). Já as pessoas com mais de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, apenas 5,34%.

Em julho, as mulheres foram responsáveis por 54,98% das inclusões nos registros do SPC, contra 45,02% dos homens. Por outro lado, elas tiveram também o maior número de registros de inadimplência cancelados (quando as dívidas são pagas) com 57,08% ante os 42,92% dos homens.

Outra boa notícia é que o volume de consumidores inadimplentes incluídos no SPC em julho diminuiu 13,73%, em relação ao mesmo período do ano passado. Já o percentual de cancelamentos, na mesma base de comparação, foi 12,69% menor.

A pesquisa mostrou que 43,78% dos consumidores tinham entre 90 dias e cinco anos de inadimplência em julho. Já 10,24% tinham até 180 dias de contas em atraso e 8,08% por até 360 dias. Com 8,58% estavam os consumidores que ficaram até dois anos inadimplentes; 5,48% até 3 anos; 8,93% até 4 anos; 2,05% até 5 anos; e 0,42% passaram desse prazo e prescreveram.


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Inadimplência atinge 56% dos consumidores em julho

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