O crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre teve crescimento abaixo do previsto. No entanto, o destaque para o período ficou justamente para o setor que puxou o Produto Interno Bruto (PIB) para baixo no período da crise: a indústria, que avançou 2,9% na comparação com o trimestre anterior. Esse resultado é o segundo consecutivo na mesma base de comparação.

No entanto, quando se leva em consideração o mesmo trimestre do ano passado houve uma queda de 6,9%. O resultado já, apesar de negativo, mostra uma recuperação do setor. Na comparação anual, o primeiro trimestre teve queda de 10,4%, enquanto o segundo retraiu 8,6%.

O segmento da construção civil foi o mais afetado dentro do setor industrial no terceiro trimestre do ano, com queda de 8,4%, na comparação anual. A mesma base de comparação, em relação aos trimestres anteriores, apontavam para queda de 9,6% no primeiro trimestre, e de 9,3% nos três meses seguintes.

A indústria de transformação, que fabrica produtos que são utilizados para serem utilizadas em linhas de produção, teve queda anual de 7,9% no terceiro trimestre, também na comparação anual. No entanto, no início do ano, essa queda anual chegou a atingir o patamar de 14%.

“A indústria foi o setor que mais sentiu a crise, como era esperado. Mas a recuperação já é nítida, mas ainda se observa quedas mais fortes no setor de bens de capital, o que influencia diretamente a taxa de investimento”, afirmou a gerente de Contas Trimestrais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


int(1)

Indústria comanda a recuperação do PIB no terceiro trimestre

Sair da versão mobile