De acordo com informações do G1, o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais), órgão responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) assumiu o erro de logística na distribuição dos alunos que prestarão o exame em São Paulo. Na última semana, quando foram divulgados os locais de prova, muitos candidatos reclamaram da distância entre suas casas e os lugares estabelecidos.


 


Em defesa, o Inep explica que foi formada uma equipe por técnicos do instituto e pela Consultec, empresa responsável pela avaliação, para encontrar uma solução para o caso. De acordo com o órgão, a capital paulista foi dividida em 15 regiões, diferentemente do ano passado, que eram apenas oito. No entanto, o Inep afirma que o problema não está na divisão do município e sim na forma como a distribuição foi feita.


 


Como justificativa, o instituto garante que no início as vagas foram distribuídas nas escolas de acordo com o endereço fornecido pelos alunos. Porém, sobraram inscritos em uma região e vagas em outra. A falha teria ocorrido nesse ponto, pois a distribuição dos alunos foi automática e não considerou a proximidade com a residência.


 


Segundo a assessoria de imprensa do Inep, o órgão busca uma solução para o problema que afetou somente a cidade de São Paulo, mas até agora não é possível mudar o local de prova.


 


As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da prova. A partir deste ano, o exame é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).


int(1)

Inep admite erro na logística do Enem 2009 em São Paulo

Sair da versão mobile